NO
PRINCÍPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA. (Gn 1:1)
NO
PRINCIPIO (bereshith). Há basicamente
duas visões para compreender está palavra, a primeira visão entende que “Bereshith” sugere a eternidade passada,
ao tempo antes da criação, como lemos no Comentário Bíblico Moody “O autor leva
o leitor para além do limite do tempo, para a eternidade insondável, embora lhe
faltem palavras quando procura dar uma idéia do estado de coisas antes do
limite do tempo. Ele não dá uma indicação de data tangível para este princípio.
Sua narrativa retrocede no tempo que precede o calendário dos acontecimentos”. A
segunda visão, defendida por Bruce K. Waltke, afirma que “Bereshith” se refere a todo o evento da criação, aos seis dias da
criação, e não algo anterior aos seis dias.
CRIOU
(bara). O significado exato de “bara” não é fácil de determinar. Numa
das suas formas significava originariamente "cortar, separar" e
passou a ser utilizada apenas para indicar a ação divina de trazer à existência
algo inteiramente novo, que antes não existia. A idéia de criação exclui
materiais já existentes, podendo então dizer-se que as coisas foram produzidas
"do nada". Então “bara” é
um verbo usado exclusivamente para com Deus. O homem não poderia atingir as
alturas do poder inerente a esta palavra, por ela descreve o milagre completo.
Pelo poder soberano e criativo de Deus algo absolutamente novo foi dado à luz.
DEUS
(elohim). A palavra “elohim” é usada com referência a Deus
mais do que quase qualquer outro nome nas Escrituras (2.570 vezes). O nome “elohim” é provavelmente a forma plural
de “eloah” e comunica as mesmas
idéias de força e poder. O fato de que “elohim”
é uma palavra no plural é muito importante e tem duas possíveis interpretações:
Primeiro, todas as línguas semíticas usam o plural para comunicar que algo é
excepcional ou singular. Um pequeno corpo de água seria chamado de “água”,
enquanto um imenso corpo de água seria chamado de “águas”. A palavra plural “Elohim” é usada com relação a Deus, não
porque haja mais de um Deus, mas porque Ele é um Deus grande e incomparável, o
único Deus verdadeiro sobre todos os deuses. Segundo, a palavra plural “elohim” pode eventualmente indicar a
pluralidade de pessoas no seio da Trindade.
OS
CÉUS E A TERRA. Aqui o autor focaliza o interesse sobre todos os setores do
mundo acima, à volta e abaixo. Nesta frase ele inclui o universo completo como
era conhecido (ou poderia vir a ser conhecido) pelos hebreus, e todo o material
primário necessário para fazer os sóis, os planetas, as estrelas, as nebulosas,
as galáxias, as moléculas, os átomos, os elétrons e todas as coisas e seres
específicos sobre a terra.
FONTE:
O novo comentário da Bíblia - F. Davidson
O Único Deus Verdadeiro – Paul Washer
Comentário Bíblico Moody
Comentário do Antigo Testamento: Genêsis - Bruce K. WaltkeOrganizado por A.M. Freitas
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